É curioso observar a forma como as pessoas enfrentam os diversos obstáculos da vida. Enquanto algumas parecem ter uma força sobrehumana, onde nem o maior dos desafios parece provocar o mínimo de desconforto, outras no entanto, parecem que no primeiro tombo jamais conseguirão levantar-se novamente do chão.
Muitas vezes a sensação de fracasso, de incapacidade e falta de perspectivas é tão grande que nos sentimos sem forças para lutar. Ainda bem que somos muito mais fortes do que imaginamos, e essa sensação se mostra passageira e logo estamos novamente de pé, prontos para uma nova batalha.
Quando penso nos desafios que já superei e ainda terei pela frente muitos exemplos de superação me vêm à cabeça.Como é o caso do pianista brasileiro João Carlos Martins, que desde cedo teve que superar inúmeros desafios para poder continuar a tocar piano .
Durante sua vida, Martins se viu distante do piano por mais de uma ocasião. Primeiro devido a um nervo rompido em um jogo de futebol que o fez perder os movimentos da mão direita; depois por causa de uma doença, e posteriormente perdeu os movimentos das mãos após ser agredido em um assalto.
Martins passou boa parte da sua vida fazendo tratamentos e cirurgias para recuperar o movimento das mãos. Enquanto pode nunca deixou de lutar pelo que mais amava fazer. Quando tocar piano se mostrou duro demais, para não ficar longe da música, Martins decidiu reger. Não podendo pegar em uma batuta, nem mesmo virar uma página da partitura, o maestro teve que memorizar nota por nota para conseguir reger uma orquestra nos inúmeros concertos que realizou e ainda realiza.
Martins sem dúvida é uma inspiração para todas as pessoas que acham que seus problemas são grandes demais, que jamais vão conseguir superar seus desafios. Para as muitas situações em que nos acovardamos e nos julgamos inaptos antes mesmo de lutar.
Por Francieli Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário