Tem gente por aí que adora falar que o transporte coletivo em Curitiba é de primeiro mundo. Está certo que é considerado o melhor do Brasil, mas está muito longe de ser o ideal.
Todo o ano a passagem de ônibus aumenta, já virou tradição, mas a qualidade infelizmente não anda no mesmo ritmo. A cidade cresceu, são mais de dois milhões de usuários do transporte coletivo todos os dias e o sistema do transporte coletivo da capital paranaense não suporta mais a demanda de passageiros.
As pessoas enfrentam todos os dias longa espera em filas intermináveis para ficar durante horas exprimidos até que cheguem ao seu destino. Isso tudo antes de começar o árduo dia de trabalho.
Geralmente quem fala maravilhas das instalações locais são aqueles que dificilmente usam o transporte coletivo da cidade. Na maioria das vezes vão para o trabalho de carro, sentados confortavelmente em seus bancos de couro e com o ar condicionado ligado. Bem diferente das pessoas que pegam todos os dias ônibus super lotados.
Para “amenizar” os problemas de quem usa o transporte coletivo de Curitiba, A URBS (Urbanização de Curitiba) oferece as famílias (pai, mãe e mais 8 filhos em média) a possibilidade de fazer um tour por Curitiba pagando a bagatela de R$ 1,00 pela passagem de ônibus aos domingos.
Você deve estar pensando: “ puxa como eles são caridosos”! Pois, não é bem assim. Domingo é o dia da semana em que fica impossível trafegar pela cidade de ônibus. Eles ficam lotados, há menor disponibilidade de veículos circulando nas linhas o que causa maior tempo de espera nos terminais. Enfim, um verdadeiro caos.
A única coisa melhora no transporte coletivo de Curitiba é o lucro de empresas como a URBS que em vez de se preocupar com o bem estar dos passageiros que financiam a boa vida dos representantes desta entidade, estão mais preocupados com a aparência dos belos ônibus que circulam pela cidade. São bonitos, mas poucos.
Faz tempo que o transporte coletivo em Curitiba vive de aparência. A cidade vende uma falsa ideia de perfeição - ideia essa que nem curitibano compra mais.
Francieli Fernanda
A realidade é essa, o lucro acima de tudo e o resto pode esperar. Jeff
ResponderExcluir